HGS Awards 2022: Os melhores animes do ano

Sejam todos bem-vindos à 7ª edição do HGS Anime Awards, nossa celebração de melhores do ano!

Primeiramente, vamos explicar alguns pontos. Todos animes relacinados para as categorias apresentadas foram delimitados por alguns critérios, tendo como objetivo avaliar cada obra da melhor forma possível, mas ainda de forma pessoal em relação ao ponto de vista de cada redator do site. A avaliação para cada critério considera também a proposta, contexto e valor da obra para a mídia. Vale ressaltar, porém, que esse Awards trata-se, em último caso, de uma forma de listar e celebrar os melhores do ano na mídia animada. Não se apegue às colocações. Comente sobre quais foram os melhores na sua opinião!

EDIÇÕES ANTERIORES DO HGS AWARDS.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Os animes válidos para este awards são apenas aqueles que finalizaram em 2022. Ou seja, animes de temporadas 2021 que acabaram em 2022 (como Ousama Ranking) foram considerados válidos. Animes de 2022 que ainda terão mais episódios lançados em sequência em 2023 (Blue Lock, por exemplo) não foram considerados.
  • Há uma exceção para a observação acima: animes de longa-duração, que por serem contínuos nunca entrariam nas premiações anuais, animes como One Piece, Boruto e Precure (que sempre finaliza em fevereiro). Estes animes entram em categorias onde o fato de não terem encerrado ainda não interfere nos critérios de escolha (abertura, encerramento, direção de arte e animação, entre outros).

 

  • As indicações são limitadas a apenas obras que foram séries, seja para TV, ONA, OVA ou outro formato. Filmes não estão sendo considerados em nenhuma outra categoria além da categoria “Melhor filme do ano”.

 

  • As indicações foram feitas e avaliadas a partir do que os colaboradores do HGS ANIME assistiram durante o período. Ninguém assistiu 100% dos animes lançados, embora todos tenham tentado assistir o máximo de títulos possíveis. Consulte os perfis do MyAnimeList para saber o que cada redator assistiu no período.

 

  • Houve uma mudança de categoria nessa edição de 2022 em relação às últimas edições do Awards: unimos as categorias “melhores animações” e “melhores direções de arte/estéticas” em uma única categoria chamada “melhores direções de arte e animação”, literalmente a junção das duas coisas em uma só (com todos os critérios somados). O motivo é que esses elementos fazem mais sentidos quando analisados juntos como uma ideia e conceito desenvolvido e executado no anime, como uma estética e filosofia única, do que avaliados de forma separada. Não faz tanto sentido julgar animação por si só individualmente sem considerar o que isso agrega para a estética elaborada ou para própria mídia de animação.

CATEGORIAS E CRITÉRIOS (Clique para ver)

Melhores aberturas: As cinco melhores aberturas do ano, na opinião de cada redator, considerando a relação da letra e do visual apresentados com o anime.

Melhores encerramentos: Os cinco melhores encerramentos do ano, na opinião de cada redator, considerando a relação da letra e do visual apresentados com o anime.

Melhores trilhas sonoras: As cinco melhores trilhas sonoras do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: equalização das músicas; relação das letras ou dos estilos das músicas com uma cena (ou com o anime de modo geral); trabalho instrumental e de composição das faixas.

Melhores direções de arte e animação: As cinco melhores direções de arte e animação de anime do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: construção de cena e ambiente, filmagem, estilo de arte abordado, estilo e abordagem da animação; estética e storyboard; fotografia, composições, conceitualização do visual e atuação de personagens (se for o caso dependendo de cada contexto).

Melhores personagens femininos: As cinco melhores personagens femininas do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: importância para o roteiro; desenvolvimento; controle e condução da história e traços de personalidade.

Melhores personagens masculinos: Os cinco melhores personagens masculinos do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: importância para o roteiro; desenvolvimento; controle e condução da história e traços de personalidade.

Melhores roteiros adaptados: Os cinco melhores roteiros do ano, de histórias adaptadas em anime, na opinião de cada redator, considerando os critérios: honestidade e fidelidade à proposta da obra; construção e desenvolvimento de personagens; qualidade e relevância de diálogos; construção, exploração e desenvolvimento de temáticas; trama geral e história de fundo.]

Melhores roteiros originais: Os cinco melhores roteiros originais de anime do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: honestidade e fidelidade à proposta da obra; construção e desenvolvimento de personagens; qualidade e relevância de diálogos; construção, exploração e desenvolvimento de temáticas; trama geral e história de fundo.

Melhor anime revelação: O melhor anime revelação do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: anime que apareceu “do nada” e atendeu a aspectos sobre a qualidade geral (direção, roteiro, visual e trilha sonora); originalidade; destaque na comunidade.

Melhor artista revelação do ano: O melhor criador do ano, na opinião de cada redator, considerando diretores, animadores, roteirista ou qualquer outro artista relativamente novato que se destacou com o papel em algum anime este ano.

Melhores episódios do ano: Os três melhores episódios do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: qualidade geral (direção, roteiro, visual e trilha sonora) e impacto específico para a série em geral.

Melhor design de personagens: O melhor design de personagens do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: adequação do design à proposta do anime; originalidade e preferência pessoal.

Melhores cenas de luta: As três melhores cenas de luta do ano, na opinião de cada redator, considerando os critérios: apelo de ação inerente; tensão; clareza; talento estilístico; ação dimensionada; senso de drama visual e ameaça.

Melhor drama do ano: O melhor anime do gênero drama no ano, na opinião de cada redator, considerando as qualidades gerais do anime (direção, roteiro, visual e trilha sonora) junto da boa exploração e desenvolvimento dos elementos de drama na série.

Melhor comédia do ano: O melhor anime do gênero comédia no ano, na opinião de cada redator, considerando as qualidades gerais do anime (direção, roteiro, visual e trilha sonora) junto da boa exploração e desenvolvimento dos elementos de comédia na série.

Melhor ação do ano: O melhor anime do gênero ação no ano, na opinião de cada redator, considerando as qualidades gerais do anime (direção, roteiro, visual e trilha sonora) junto da boa exploração e desenvolvimento dos elementos de ação na série.

Melhor fantasia do ano: O melhor anime do gênero fantasia no ano na opinião de cada redator, considerando as qualidades gerais do anime (direção, roteiro, visual e trilha sonora) junto da boa exploração e desenvolvimento dos elementos de fantasia na série.

Melhor filme do ano: O melhor filme do ano que ficou disponível para assistir, na opinião de cada redator, considerando as qualidades gerais do anime (direção, roteiro, visual e trilha sonora); originalidade; coesão e agregação de valor temático.

Melhores séries do ano: Os cinco melhores animes do ano, na opinião de cada redator, considerando as qualidades gerais do anime (direção, roteiro, estética e trilha sonora); originalidade; coesão e agregação de valor temático ou midiático.

[collapse]

Melhores Aberturas

1. Akiba Maid Sensou (link)

2. Paripi Koumei (link)

3. Bocchi The Rock! (link)

4. Ousama Ranking (abertura 2) (link)

5. Cyberpunk Edgerunners (link)

Talvez minha escolha possa ser inusitada, mas não tive como ignorar o quão maluca e divertida foi a opening de Akiba Maid, especialmente pela música ser um completo e insano banger. Um beat eletrônico bem alto, pesado e distorcido com uma inesperada e hilária transição no final da qual eu apenas não consigo me cansar. Com o mesmo se aplicando para a viciante e dançante opening de Paripi Koumei.

Destaque também para Bocchi The Rock!, trazendo um storyboard tão criativo quanto o seu anime e acompanhado por uma das minhas músicas favoritas da Kessoku Band; a incrível e épica segunda opening de Ousama Ranking e a abertura de Cyberpunk que acabou entrando por eu ser muito fã do Franz Ferdinand pra deixá-la de fora.

Melhores Encerramentos

  1. Chainsaw Man (encerramento 3) (Link)
  2. Komi-san wa, Komyushou desu (encerramento 2) (Link)
  3. Chainsaw Man (encerramento 8) (Link)
  4. SPYxFAMILY (encerramento 1) (Lin(k)
  5. Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic (encerramento 1) (Link)

O terceiro encerramento de Chainsaw Man se provou um dos encerramentos mais brutais e impiedosas que eu vi não apenas em 2022, mas em anos. Tanto pelo demoníaco e violento storyboard, quanto pela música que é indubitavelmente a faixa mais experimental, agressiva, barulhenta, caótica, animalesca e insana que eu já ouvi do Maximum The Hormone, o que já diz muito sobre a força dela. Algo que se repetiu no encerramento 8, com o TK também entregando uma de suas faixas mais pesadas em um longo tempo, também acompanhado por um ótimo storyboard.

Destaque também para a belo e singelo encerramento da 2ª temporada de Komi-san, tanto pelo storyboard, quanto a faixa conseguirem extrair a beleza do mundano. E ainda o dinâmico e criativo encerramento 1 de SPYxFAMILY e a divertido encerramento 1 da 3ª abertura de Kaguya-sama.

Melhores Trilhas Sonoras

  1. Kevin Penkin em Made In Abyss 2
  2. Mayuko em Ousama Ranking
  3. Akira Yamaoka em Cyberpunk Edgerunners
  4. Ryou Takahashi em Healer Girl
  5. Makoto Miyazaki e Shuuhei Mutsuki em SPYxFAMILY

Kevin Penkin é a prova viva que alguém pode ganhar até quando perde. Mesmo que as trilhas instrumentais sejam um pouco inferiores em comparação à primeira temporada e ao filme 3, ele ainda conseguiu criar a melhor trilha do ano devido a certas faixas com uma pegada mais experimental e as melhores inserts songs de todo o ano como “Old Stories”, “Gravity”, “Juroimoh Mutation” e principalmente “Belaf’s Lullaby”. Algumas delas se tornaram umas das minhas faixas favoritas já compostas por ele até hoje.

Seguindo pela rica, dinâmica e ambiciosa trilha de Ousama Ranking, que transita entre faixas épicas e triunfantes nos picos altos, até a faixas mais dramáticas, delicadas e elegantes nos momentos sentimentais, ficando à altura da grandiosidade do universo da série; a trilha de Cyberpunk, sendo a mais variada e diversificada da lista, com faixas de gêneros como eletrônica, hyperpop, reggeaton e até mesmo black metal, sendo uma agradável e divertida caixa de surpresas; com a glamourosa, luxuosa e orquestrada trilha de Healer Girl e a divertida e jazzistica trilha de SPY x FAMILY também recebendo menções.

Melhores direções de arte e animação

  1. Bocchi The Rock!
  2. Ousama Ranking
  3. Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  4. Mob Psycho 100 III
  5. Cyberpunk Edgerunners

O fato de Bocchi The Rock! ter conseguido mesclar estilos de animações tão distintos de uma forma tão coesa, somado a sua enorme criatividade nesse quesito fez com que ele se tornasse algo praticamente incomparável nesta categoria; Cyberpunk Edgerunners conseguiu dar vida a um universo Cyberpunk de uma forma muito vivida e autentica; Kaguya-sama, com o seu dinamismo e inspiração de sempre; Ousama Ranking ao conseguir dar entregar a dimensão típica de um grande épico de fantasia e Mob sendo Mob.

Melhores personagens femininos

  1. Hitori “Bocchi” Gotou (Bocchi The Rock!)
  2. Myne (Honzuki no Gekokujou: Shisho ni Naru Tame ni wa Shudan wo Erandeiraremasen 3)
  3. Hiling (Ousama Ranking)
  4. Kaguya Shinomiya (Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic)
  5. Faputa (Made in Abyss 2)

Sendo uma das melhores retratações de pessoas antissociais que eu já vi em um bom tempo, não tinha como eu entregar o prêmio para outra personagem além da Bocchi. Destaque também para Myne, que permanece como uma das melhores protagonistas de isekais que eu vi recentemente; Hiling sendo a mãe do ano; a Kaguya ao conseguir progredir ainda mais como personagem nesta terceira temporada, e a Faputa, que se provou como uma ótima surpresa ao revelar ser muito mais humana e profunda do que se aparentava a princípio.

Melhores personagens masculinos

  1. Shigeo “Mob” Kageyama (Mob Psycho 100 III)
  2. Kotarou Satou (Kotarou wa Hitorigurashi)
  3. Bojji (Ousama Ranking)
  4. Miyuki Shirogane (Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic)
  5. Kage (Ousama Ranking)

Mob Psycho 100 se despediu em grande estilo, concluindo o arco do Shigeo de uma vez por todas de uma forma tão boa que não teve como outro personagem roubar o título dele. Seguido pelos 2 melhores protagonistas mirins do ano, Koutarou e Boiji (também acompanhado de seu fiel escudeiro, Kage) e o saudoso Shirogane, que tal qual a Kaguya, também brilhou e progrediu durante toda a terceira temporada.

Melhores Direções

  1. Keiichiro Sato em Bocchi the Rock!
  2. Mamoru Hatekayama em Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  3. Takahiro Hasui e Yuzuru Tachikawa Mob Psycho 100 III
  4. Yousuke Hatta em Ousama Ranking
  5. Yoshiyuki Kaneko e Hiroyuki Imaishi em Cyberpunk Edgerunners

Melhores roteiros adaptados

  1. Mob Psycho 100 III
  2. Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  3. Koutarou wa Hitorigurashi
  4. Bocchi The Rock!
  5. Made in Abyss 2

Misturar battle shounen com uma trama de coming of age é uma escolha que, em mãos erradas, poderia ser um tremendo fracasso. ONE consegue a proeza de extrair o melhor dos dois mundos, fazendo Mob ser o grande vencedor desta categoria; seguido por Kaguya-sama, mostrando mais uma vez o porque de ser a comédia romântica mais amada da atualidade; Koutarou wa Hitorigurashi sendo o slice of life mais impactante e comovente do ano; destacando também Bocchi The Rock! ao ser esta afiada comédia tragicômica e Made in Abyss ao se aventurar com sucesso no terreno do mistério e terror.

Melhores roteiros originais

  1. Healer Girl
  2. Cyberpunk Edgerunners

Infelizmente eu não consegui assistir muitas obras originais este ano, então os destaques irão se resumir ao Iyashikei musical de Healer Girl, no qual fiz uma análise a respeito, e ao frenético e eletrizante roteiro original do anime Cyberpunk Edgerunners.

Melhor anime revelação

  1. Bocchi The Rock!

Não podia ser outro. Especialmente se considerar que mesmo sem nenhuma grande campanha de marketing por trás, o anime conseguiu se tornar um dos animes mais populares e aclamados do ano, mesmo dividindo espaço com animes incrivelmente antecipados na temporada de outubro. Sem dúvidas, a grande revelação do ano.

Melhores episódios do ano

  1. Episódio 13 de Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  2. Episódio 6 de Mob Psycho 100 III
  3. Episódio 8 de Bocchi The Rock!

Mesmo o poderoso e devastador encerramento do arco do Ekubo e o incrível clímax com a grande apresentação de Bocchi, para mim, não foram o suficiente para superar tão esperada declaração de amor entre a Kaguya e Shirogane finalmente acontecendo com toda a pompa e circunstância que merecia. Um dos grandes pontos altos de toda a série até aqui e se saindo como o grande vencedor.

Melhor design de personagens

  1. Atsuko Nozaki em Ousama Ranking

Mesclando a típica estética de fábulas ilustradas com certa influência de artistas como o Noboyuki Fukumoto, o design de Ousama Ranking se prova sem dúvidas como um dos mais memoráveis e autênticos do ano.

Melhores cenas de luta

  1. Boiji x Bosse (Ousama Ranking)
  2. Ekubo x Árvore Divina (Mob Psycho 100 III)
  3. Pecorine x Tartaruga gigante (Princess Connect! Re:Dive 2)

Melhor drama do ano

  1. Mob Psycho 100 III

Em sua temporada final, a obra entregou muitos dos momentos mais emocionantes e catárticos de toda a série, além de concluir com maestria os arcos de seus protagonistas, conseguindo com muito louvor o prêmio de melhor drama do ano para mim.

Melhor comédia do ano

  1. Bocchi The Rock!

Fazer uma comédia tragicômica é uma tarefa bem arriscada e um tanto difícil, especialmente quando ela está atrelada a um assunto delicado como retratar a vida de uma personagem com fobia social. Mas Bocchi felizmente consegue ter a consciência e o tato de fazer piadas sobre o tema, sem deixar de humanizar a personagem e conseguindo utilizar a ironia e o sarcasmo de uma forma que nunca soe como algo de mal gosto.

Melhor ação do ano

  1. Mob Psycho 100 III

Mesmo ganhando a categoria de drama, a terceira temporada de Mob Psycho 100 também não deixou de ter lutas e sequências completamente épicas, impressionantes e eletrizantes capaz de fazer inveja a diversos battle shounens por aí.

Melhor fantasia do ano

  1. Made In Abyss 2

Mesmo sendo um pouco inferior à primeira temporada, a continuação de Made in Abyss consegue reforçar e lembrar todos os fatores que fizeram Made in Abyss se tornar uma obra de referência dentro de seu gênero, ao continuar expandindo o seu fascinante e estranho universo.

Melhor Séries do ano

  1. Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  2. Bocchi The Rock!
  3. Mob Psycho 100 III
  4. Koutarou wa Hitorigurashi
  5. Made in Abyss 2


 

 

Testarossa (Twitter)

Melhores Aberturas

1. Akiba Maid War (Link)

2. Bocchi The Rock! (Link)

3. Shin Tennis no Ouji-sama: U-17 WORLD CUP (Link)

4. Do It Yourself!! (Link)

5. Delicious Party Precure (Link)

Esse foi um ano de boas aberturas, de certo deixei algumas passarem por não ter assistido tantos animes. Porém, dentre os que eu assisti, houveram boas surpresas. A exemplo da abertura de Bocchi the Rock! ou Akiba Maid War, são aberturas muito criativas e expressivas, cheio de personalidade que é refletida inclusive nas músicas. Por outro lado, Prince of Tennis e Do It Yourself!! trazem aberturas visualmente bem estilosas, o que dá bastante identidade aos animes (embora essa identidade visual de Prince of Tennis fique só na abertura mesmo).

Melhores Encerramentos

  1. Bocchi the Rock! (encerramento 2) (Link)
  2. Extreme Hearts (Link)
  3. Bocchi the Rock! (encerramento 3) (Link)
  4. Akiba Maid War (Link)

Eu sou do tipo que aprecia o “simples, mas bem feito”, que é o caso de todas as minhas escolhas aqui. São todos encerramentos visualmente bem modestos, mas significativos para as suas respectivas obras, principalmente na parte sonora. Uso como exemplo o encerramento de Akiba Maid War, que expõe com segurança a existência da obra como uma paródia (a obra em si já me remete ao Tarantino e o encerramento me lembra a “The Flower Of Carnage”, música que a Meiko Kaji canta em Kill Bill Vol.1).

Melhores Trilhas Sonoras

  1. Tomoki Kikuya em Bocchi the Rock!
  2. Ryouhei Sataka em Do It Yourself!!
  3. Takanashi Yasuharu em Tokyo Mew Mew New

Falando de trilha sonora, Bocchi the Rock me surpreendeu bastante pela forma exemplar que tratou a música. Na análise do meu amigo Wendel que vocês encontram aqui, ele fala mais que o suficiente por mim! Acho Do It Yourself!! e Tokyo Mew Mew New mais modestos nesse quesito, mas sinto que vale a menção, pois DIY consegue trabalhar muito da sua ambientação relaxante e visuais suaves através da trilha sonora. Já Tokyo Mew Mew poderia ter se destacado mais, visto que o Yasuharu Takanashi é um compositor talentosíssimo, mas apenas poucas músicas da nova adaptação foram excepcionais, embora de resto tenha sido uma boa safra de músicas.

Melhores direções de arte e animação

  1. Bocchi the Rock
  2. Do It Yourself! 

Bocchi e DIY foram dois slice of life tecnicamente impecáveis na animação, muito cheios de vida, sendo Bocchi um anime repleto de pequenos detalhes de animação que talvez até passe despercebido aos olhos da maioria, mas que mostra uma dedicação admirável da equipe. Já DIY se sobressai na direção de arte que faz o anime ser agradável aos olhos o tempo todo, pelo estilo visual diferente e a coloração mais suave.

Melhores personagens femininos

  1. Hitori “Bocchi” Gotou (Bocchi The Rock!)
  2. Hiyori Hayama (Extreme Hearts)

Acho que Bocchi foi uma das personagens que mais pegou o público de surpresa em 2022. Não só fez um número imensurável de pessoas se identificarem, como foi uma personagem caracterizada de forma elogiável dentro do contexto da obra e da personalidade da personagem, além de ter tido um desenvolvimento notável ao longo do anime. Mas vou além, ela também é uma personagem super divertida, que trouxe vários momentos profundamente hilários e memoráveis. Ela é bem completa, não importa para onde você olhe!

A Hiyori foi uma incrível surpresa, uma personagem que representa o papel de protagonista com maestria. Desde a sua posição na trama, no seu desenvolvimento e como ela movimenta a narrativa de forma natural. Ela tem uma base construída de maneira muito sólida, ao ponto em que eu posso afirmar com tranquilidade de que, na ausência dela, Extreme Hearts teria trocado os pés pelas mãos e acabaria sendo uma experiência ruim para mim. E relaxem que, na próxima categoria, eu não colocarei nada de Bocchi!

Melhores personagens masculinos

  1. Ryoma Echizen (Shin Tennis no Ouji-sama: U-17 WORLD CUP)

Shin Tennis no Ouji-sama, ou Prince of Tennis, é uma obra de esporte peculiar, que vai na contramão da maioria das obras de esporte populares ao nos apresentar um protagonista genial e autoconfiante. Esse tipo de personagem acaba tendo menos margem para desenvolvimento por já começar no topo (de técnica e de personalidade), mas não é algo impossível e essa última temporada do anime foca nisso. O Ryoma passa por mais uma fase de desenvolvimento ao se encontrar e enxergar a sua real posição nesse universo do tênis da obra. Apesar do anime em si ter sido medíocre por uma série de motivos, o seu protagonista definitivamente não foi um deles. Pelo contrário, foi um dos pontos mais fortes!

Melhor Anime de Comédia

  1. Bocchi the Rock!

Fazia tempo que eu não ria tanto com um anime igual eu ri aqui. Sou um adepto do humor nonsense, então havia cada sacada em Bocchi The Rock! que me quebrava por completo. As múltiplas formas de vida que a Bocchi se transformava, ou as infinitas expressões faciais exageradamente cômicas, o timing sempre certeiro e o humor incansável que, apesar de circundar geralmente por um único tópico, raramente andava em círculos. Definitivamente uma comédia divina para nós, apesar de ser uma divina comédia para a Bocchi e quem sofre do mesmo que ela.

Melhor Direção

  1. Keiichiro Sato em Bocchi The Rock!

Não dá para negar que o Keiichirou Saito fez um trabalho excepcional em cima de Bocchi The Rock. Possivelmente sem ele o anime ainda seria legal, mas jamais teria a expressividade genial que ele tem. As sacadas nas montagens das cenas não só exalavam criatividade, como muitas vezes te pegavam de guarda baixa pelo fator surpresa, seja nas ocasionais sequências de live-action, stopmotion ou mesmo nos vários momentos surrealistas. Ele demonstrou uma essência que está em falta nas adaptações em anime, de se aproveitar do formato adaptado e, claro, dar a sua cara à obra em que está trabalhando. Louvável!

Melhor Roteiro Adaptado

  1. Bocchi The Rock!

Apesar do trabalho brilhante de Keiichiro Saito, o que possibilitou Bocchi The Rock ser o fenômeno que foi, certamente foi sua proposta narrativa, sobretudo em relação a protagonista. Essencialmente falando, Bocchi The Rock! é um slice of life relativamente padrão, mas através da imagem da Bocchi, a obra ganha uma perspectiva especial que permite a trama sair desse cercadinho desse gênero. Esse tipo de obra encontrou um caminho alternativo de criatividade que era usar algum tópico como base da trama (no caso aqui, a música) para se destacar, mas até isso eventualmente foi se tornando um lugar comum e é aí que o ‘olhar por outras lentes’ faz a diferença. A autora, Aki Hamaji, não só encontrou um caminho de sucesso, como conseguiu trilhá-lo com eficiência, e acho que está sendo devidamente reconhecida agora.

Melhores Roteiros Originais

  1. Extreme Hearts
  2. Akiba Maid War

Em partes, Extreme Hearts tem um processo criativo por trás similar a Bocchi The Rock. Digo isso porque, como anime de esporte, a obra também é relativamente bem padrão, até cito na minha análise aqui no site como a trama é previsível. Mas, novamente, se a obra em si fosse um carro, o(a) protagonista pode muito bem ser o motor. A Hiyori dá ao anime um contexto onde o desenrolar da trama não é tão relevante, o que importa é os temas e mensagens que essa jornada tem a passar. A psicologia e a filosofia do esporte são tópicos que dá para levar pra vida e Extreme Hearts representou com perfeição esse lado dos esportes. Essa intensidade emocional de você sentir o que está em jogo para cada personagem como individuo, mas também como coletivo. Foi nessas inclusive que o anime até me incentivou a voltar a me dedicar totalmente aos esportes, o que eventualmente me levou até a vencer um torneio de tênis no fim de 2022.

Akiba Maid War foi um anime que transitou entre diferentes impressões, mas acredito que ele conseguiu cumprir seus propósitos e fechar a trama de forma bem redonda. É um ar fresco para uma indústria muito focada em jogar seguro, correu riscos apostando em uma premissa bizarra e que provavelmente não funcionou para muita gente. Mas, narrativamente falando, Akiba Maid War conseguiu ser muito bom e satisfatório. Acredito que a CyGames está no caminho certo!

Melhor Revelação do Ano

  1. Bocchi The Rock!

Gosto de slice of life, sou apaixonado por música, então eu pretendia assistir Bocchi The Rock já com bons olhos. Mas devo admitir que foi chocante o que me foi entregue, quase como se eu tivesse encontrado uma mina de diamantes. Aliás, não só eu, como muitos parecem ter se sentido da mesma forma. Acho justo ser considerada a revelação do ano, pois, acima de tudo, foi uma obra que conseguiu transcender até as barreiras de gênero, visto que muitas pessoas que não consomem esse tipo de anime também acabaram assistindo e gostando de Bocchi The Rock!.

Melhor Série do Ano

  1. Bocchi The Rock!

Pela quantidade de vezes que a obra foi citada até aqui, não é nenhuma surpresa que o melhor anime do ano seja Bocchi The Rock!. Você pode pegar o que eu digo sobre a Bocchi, sobre a direção, sobre a animação, sobre o roteiro, sobre a comédia. Sinceramente, acho que nem preciso me estender muito por aqui. Só tenho elogios para o anime e definitivamente foi a escolha mais fácil de todos os tópicos desse belíssimo awards. Só tenho a parabenizar toda a staff do anime que deu vida a essa grande obra!


 

 

Nick (Twitter)

Melhores Aberturas

1. Ousama Ranking (abertura 2) (Link)

2. Do It Yourself!! (Link)

3. Chainsaw Man (Link)

4. Urusei Yatsura (2022) (Link) 

5. SPY x FAMILY (abertura 2) (Link)

Dirigida pelo incomparável Shingo Yamashita, a abertura 2 de Ousama Ranking pode muito bem ser um dos marcos dessa década. O estilo de Yamashita combina animação tradicional e pós-produção digital para um efeito magnífico, comprimindo toda a trajetória dramática de Ousama Ranking em dois minutos catárticos. 

Melhores Encerramentos

  1. Chainsaw Man (encerramentos 2 e 7) (Link) (Link)
  2. Yama no Susume: Next Summit (Link)
  3. Ousama Ranking (encerramento 2) (Link)
  4. Mob Psycho 100 III (Link)
  5. SPY x FAMILY (encerramento 1) (Link)
  6. Menções Honrosas: Chainsaw Man (encerramentos 3 e 9) (Link) (Link)

Melhores Trilhas Sonoras

  1. Kensuke Uchio em Chainsaw Man
  2.  Kenji Kawai em Mob Psycho 100 III
  3. Michiru Ooshima em Yojouhan Time Machine Blues
  4. Akira Yamaoka em Cyberpunk: Edgerunners
  5. Tomoki Kikuya em Bocchi The Rock!

As pessoas não parecem estar falando sobre a melhor coisa no anime de Chainsaw Man: sua trilha sonora. Eu passei muito tempo tentando super a sua trilha “the door”, até chegar a conclusão que é uma das peças sonoras mais icônicas já feitas no anime recente. E na verdade existia ainda muitas outras: “looking for something” me fez chorar, enquanto “sweet dreams” me lembrava o quanto esse anime é sobre um sistema que luta ativamente para destruir ideia de “sonhos” e “esperanças”. Mas não só isso, os artistas sempre conseguiram integrar a música de uma maneira atraente e emocionalmente impactante ao anime em si.

Melhores personagens masculinos

  1. Arataka Reigen e Shigeyo “Mob” Kageyama (Mob Psycho 100 III)
  2. Watashi (Yojouhan Time Machine Blues)
  3. Aki (Chainsaw Man)

Não acho que faria sentido colocar tanto Reigen quanto Mob isolados nessa lista. Reigen passou duas temporadas dizendo a Mob que não há problema em se orgulhar de seus pontos fortes, sempre complementando que esses pontos fortes não o colocam acima de ninguém. Ele sempre garantiu a ele que está tudo bem quando você não consegue enfrentar os problemas sozinho e que, às vezes, precisa pedir ajuda aos adultos. Reigen sempre foi um modelo distante para Mob imitar. Como todos os personagens desta série já sabiam, Reigen muitas vezes é uma pessoa confusa. Ele não é um ícone inacessível de maturidade inquestionável: ele é um idiota que está constantemente cometendo seus próprios erros. 

Quando ele confessa a Mob sua “fraude”, ele parece absolutamente abatido, como se essa fosse a coisa mais difícil que ele já fez. Afinal, é difícil aceitar a si mesmo. É uma luta que talvez nunca termine de verdade. Reigen me fez chorar tanto ao seu lado enquanto descrevia sua própria auto-aversão contínua, mas também encheu meu coração sua percepção de que mesmo seus instintos mais repulsivos permitiam que alguém como Mob entrasse em sua vida. 

Assim como as falhas consistentes de Mob demonstram a dificuldade de crescer e a realidade de que nenhum de nós realmente descobriu tudo, a falibilidade de Reigen também demonstra que só porque você é uma bagunça não significa que você não pode ter um profundo impacto positivo na vida dos outros. Essas crianças adoráveis cresceram tanto e espero que eles possam ser felizes! 

Melhores personagens femininos

  1. Hitori “Bocchi” Gotou (Bocchi The Rock!)
  2. Anya Forger (SPY x FAMILY)
  3. Shamiko (Machikado Mazoku)

Porque eu amo Gotou / Bocchi? Pelo mesmo motivo que eu amo esse anime: não é uma historia simplesmente sobre “uma garota maluca encontra amigos”, é “uma garota com retrato dolorosamente realista de ansiedade encontra pessoas dispostas a tolerar isso pelo bem da banda”. Por boa parte do anime, você nem pode chamar essas personagens de amigas. A arma secreta dessa série é a sua exploração distintamente relacionável sobre a ansiedade social.

Melhores direções de arte e animação

  1. Bocchi The Rock!
  2. Yama no Susume: Next Summit
  3. Mob Psycho 100 III
  4. Do It Yourself!!
  5. Cyberpunk Edgerunners

Como poderia ser outro? Bocchi The Rock! pode não ser o mais visualmente-caro, muito menos o mais coerente, mas era o mais apaixonado e um monumento ao anime como uma linguagem artística própria. Temos os seus layouts confiantes, sempre transmitindo visualmente a jornada de Bocchi do isolamento para um mundo novo. Então há a enérgica animação de personagem, com infinitas ideias para contorcer Bocchi em formas que melhor articulam seu estado mental.  Em resumo, é o maior “banquete visual” de 2022.

Melhor Criador Descoberto Durante o Ano

  1. Ryosuke Shinkai (Animador em Yama no Susume)

Um dos muitos motivos que me fazem amar yama no susume é o fato de ser o lar de tantos jovens talentosos que amam principalmente produzir a arte que mais amo: a obsessiva mente humana. Ryosuke Shinkai foi minha saborosa descoberta este ano. Shinkai entende como a animação nem sempre precisa ser “fluida”, mas cada um de seus quadros-chave é preenchido com personalidade viva, e sua compreensão da musculatura humana é excelente, mesmo que não seja expressa por meio de movimentos totalmente contíguos.

Melhores Episódios do Ano

  1. Episódio 1015 de One Piece
  2. Episódio 1 de Bocchi The Rock!
  3. Episódio 12 de Mob Psycho 100 II 
  4. Episódios 7 e 9 de Yama no Susume: Next Summit
  5. Episódio 4 de Princess Connect! Re:Dive 2
  6. Episódio 1 de Do It Yourself!!
  7. Episódio 1017 de One Piece
  8. Episódio 1033 de One Piece
  9. Episódios 3 e 7 de Bocchi The Rock!
  10. Episódio 5 de SPY x FAMILY.

A escolha mais fácil dessa lista. Megumi Ishitani tem uma das ascensões mais meteóricas que eu já presenciei em anime – o que é fruto de um talento estratosférico, que até mesmo me lembra o caso de Naoko Yamada – passando de uma artista em teste para influenciar todos a sua volta. Mas qual é o ponto de One Piece 1015? Estamos acostumados a ver os destaques de ação que emergem da liberdade da lealdade do mangá/material de origem, mas nos episódios de One Piece de Ishitani, em especial sua obra-prima (episódio 1015), vemos uma visão distinta de direção aplicada para elevar uniformemente todo o drama da história, seja focado no combate, solene e íntimo, expositivo ou outro. Eles são uma maravilha e uma declaração de missão em um.

Melhores Cenas de Luta

  1. Luta contra o Kaido em One Piece
  2. Lutas de Princess Connect! Re:Dive episódios 2 e 4
  3. Lutas de Kimetsu no Yaiba Yuukaku-hen episódio 10

Resposta rápida: O mundo cinematográfico de One Piece #1033: Ryosuke Tanaka

Melhor Anime de Comédia

  1. Machikado Mazoku: 2-choume

Melhor Anime de Drama

  1. Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo

Melhores Direções

  1. Keiichiro Sato em Bocchi the Rock!
  2. Yuusuke Yamamoto em Yama no Susume: Next Summit
  3. Takahiro Hasui e Yuzuru Tachikawa em Mob Psycho 100 III
  4. Shingo Natsume em Yojouhan Time Machine Blues
  5. Kazuhiro Yoneda em Do It Yourself!!

Melhores Roteiros Adaptados

  1. Bocchi the Rock!
  2. SPY x FAMILY
  3. Mob Psycho 100 III         
  4. Machikado Mazoku 2 
  5. Yojouhan Time Machine Blues 

Melhores Roteiros Originais

  1. Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo
  2. Do It Yourself!! 
  3. Princess Connect! Re:Dive 2

Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo é um dos melhore animes de 2022, oferecendo uma visão única da fórmula Gundam, um elenco encantador de personagens e, claro, algumas batalhas de robôs gigantes extremamente satisfatórias.

Melhor Anime de Ação

  1. Mob Psycho 100 III

Melhor Anime de Fantasia

  1. Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo

Melhor Design de Personagens

  1. Do It Yourself!!

Melhor Revelação do Ano

  1. Bocchi the Rock!

Melhores Séries do Ano

  1. Mob Psycho 100 III
  2. Bocchi the Rock!
  3. Machikado Mazoku 2 
  4. Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo
  5. Yama no Susume: Next Summit

Melhor Filme Anime (que foi possível assistir ainda em 2022)

  1. Totsukuni no Shoujo (2022)

Eu era um pouco cético da possibilidade de se adaptar o mangá de Nagabe, com sua arte abstrata e delicada e ritmo meditativo, decididamente hostil. Mas fizeram isso funcionar, através de um verdadeiro trabalho de amor, e a beleza da produção resultante atesta isso enfaticamente. De seus designs de personagens mutáveis até as composição que evocam aquelas aquarelas de fantasias pintadas ricas-em-textura, Totsukuni no Shoujo evoca com sucesso a sensação de um livro ilustrado vivo. Transmitir o verdadeiro horror em animação beira o impossível, e ainda assim é de alguma forma a menor das realizações de Totsukuni no Shoujo.

Gapso (Twitter)

Melhores Aberturas

1. Ousama Ranking (abertura 2) (Link)

2. Mob Psycho 100 III (Link)

3. Bocchi The Rock! (Link)

4. Cyberpunk Edgerunners (Link)

5. Do it Yourself!! (Link)

Shingo Yamashita nos proporcionou com Ousama Ranking uma das aberturas mais tocantes dos últimos anos. Fantástico, arrepiante e sublime.

Melhores Encerramentos

1. Ousama Ranking (encerramentos 1 e 2) (Link) (Link)

2. Yama no Susume: Next Summit (todas as versões do aninari) (Link)

3. Mob Psycho 100 III (Link)

4. Chainsaw Man (encerramentos 3 e 10) (Link) (Link)

5. Komi-san wa Komyushou desu (encerramento 2) (Link)

Melhores Trilhas-Sonoras

  1. Made in Abyss 2
  2. Ousama Ranking
  3. Bocchi the Rock! 
  4. Cyberpunk Edgerunners
  5. Mob Psycho 100 III

Tivemos ótimas trilhas sonoras este ano. Fico impressionado como o trabalho de Kevin Pekin cresce em Made in Abyss, obra onde o compositor definitivamente teve mais sucesso em sua carreira com animes. Menção também para Bocchi com toda suas ótimas músicas (além da excelente direção de som em geral para transitar entre os perfeitos timing cômicos até a condução das apresentações); Cyberpunk Edgerunners pelas trilhas do game; Ousama Ranking pela sua maestria em dar vida ao mundo fantasioso com faixas de aventura épica e Mob, indo dos picos mais memoráveis das faixas agitadas de ação até os momentos mais dramáticos e lentos de seu desenvolvimento.

Melhores Direções de Arte e Animação

  1. Bocchi The Rock!
  2. Ousama Ranking e Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic 
  3.  Yama no Susume: Next Summit e Mob Psycho 100 III
  4. Do It Yourself!! 
  5. Cyberpunk Edgerunners e Sono Bisque Doll wa Koi o Suru

Menção Honrosa: Pop Team Epic 2

2022 foi facilmente o ano com o maior número de grandes produções de séries animadas dos últimos tempos. É quase inacreditável o tanto de variedade artística e inventiva que foi entregue no período – ênfase principalmente na temporada de outubro, onde se tinha pelo menos dois episódios incríveis a cada semana. Bocchi The Rock! se destaca para mim como principal peça no segmento de direção de arte e animação simplesmente pela filosofia criativa fortíssima e insuperável que apresentou em seu decorrer. Uma obra que mistura tão bem vários estilos, transita entre mídias e mostra a paixão de todos artistas envolvidos, variando da arte psicodélica aos fundos fotorrealistas, animação com atuação de personagem natural até as deformidades visuais nos designs para representar o tragicômico da protagonista.

Com filosofia parecida, ainda tivermos Kaguya-sama Love is War 3, superando-se a cada temporada também com uma equipe hiper criativa que conseguiu vencer as barreiras e percalços existentes nas condições da produção; fanfástico. Ousama Ranking deu vida a um livro ilustrado de fantasia da maneira mais esmera o possível por mais de 20 episódios, um feito realmente impressionante principalmente quando destacamos os pontos altos dessa jornada com cenas memoráveis de ação (com um excelente controle de câmera e profundidade).

Mob é Mob, o mero contexto de existência desse anime que atrai grandes figuras que mais uma vez honraram o que a série representa fala por si só; um pouco mais limitado do que as outras temporadas, é verdade, mas ainda assim absurdo, fora da curva, com episódios de pura autoria artistística e até cinematográfica. Yama no Susume é o parque de diversões de jovens e talentosos animadores/diretores; Cyberpunk brilha com o seu uso de iluminação deliberadamente calculado e estética cyberpunk; DIY é o projeto cheio de paixão que fala sobre o que o anime justamente é: a delicadeza das confecções criadas pelas mãos humana; Pop Team Epic é o melhor bullshit que você verá animado/apresentado por um bom tempo – outra peróla escondida sob uma filosofia de criatividade aparentemente infinita. 

Melhores Personagens Femininos

  1. Hitori “Bocchi” Gotou (Bocchi The Rock!)
  2. Hilling (Ousama Ranking)

Muito mais do que uma personagem fácil de se identificar, Bocchi tem suas próprias camadas de complexos psicológicos e só quem passa ou já passou por coisa parecida sabe como é factível tudo que ela passa o tempo todo. É uma ótima exploração de como funciona uma mente que sempre se autosabota, mas aqui trabalhado com todo o humor autodepreciativo na medida certa, apresentando um resultado perfeitamente equilibrado. Uma ótima garota aprendendo (ou ao menos tentando aprender) a lidar com as pessoas!

Hilling é outra personagem que me impressionou e encantou muito; o anime a apresenta como uma mulher possivelmente malvada, uma mãe que não aceita o próprio filho, mas em poucos episódios essa perspectiva é subvertida e vemos o quão incrível, doce e amorosa ela é como mãe e mulher.

Melhores Personagens Masculinos

  1. Bojji (Ousama Ranking)
  2. Shigeo “Mob” Kageyama e Araki Reigen (Mob Psycho 100 III)
  3. Kotaro Satou (Kotarou wa Hitorigurashi)

Bojji é o meu menino precioso de 2022. Seu desenvolvimento, sua jornada, o trauma adquirido pelo ato de seu tutor – e principalmente sua amizade com seu parceiro Kage – o tornam um personagem adorável, ao mesmo tempo que tão bem trabalhado. Mob segue na mesma linha, mas dessa vez recebendo uma conclusão de seu desenvolvimento interpessoal, o que facilmente caberia a ele o top 1 junto de Reigen – afinal, o clímax de seu relacionamento é trabalhado brilhantemente neste fim. Já Kotaro é o solitário garoto com uma coragem e coração de ouro.

Melhor Criador Descoberto Durante o Ano

  1. Tomoki Yoshikawa (Animador em Bocchi The Rock! e Sono Bisque Doll)

O trabalho de atuação de personagens de Yoshikawa em Bocchi e Sono Bisque Doll realmente me chamou atenção este ano, sua abordagem tem tanta personalidade e detalhamento, é uma animação impressionante e fundamentalmente realista. É alguém da nova geração para se ficar de olho nos próximos trabalhos.

Melhores Episódios do Ano

  1. Episódio 1015 de One Piece
  2. Episódio 8 de Bocchi The Rock! 
  3. Episódio 6 de Cyberpunk: Edgerunners 
  4. Episódio 6 de Mob Psycho 100 III 
  5. Episódio 7 de Yama no Susume: Next Summit
  6. Episódio 21 de Ousama Ranking
  7. Episódio 6 de Do It Yourself!!
  8. Episódio 5 de Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  9. Episódio 4 de Princess Connect! Re:Dive 
  10. Episódio 7 de Akebi-chan no Sailor-fuku

Como consequência de ser um ano absurdo em número de grandes produções de anime, 2022 também é por tabela o ano com a maior quantidade de excelentes episódios de anime em um bom tempo. Listei 10 episódios de diferentes séries e todos eles merecem seu próprio destaque, mereciam parágrafos e mais parágrafos dedicados à sua execução. Muitas dessas obras na verdade apresentaram não somente um, mas diversos episódios que poderiam muito bem ser destacados entre os melhores do ano (Bocchi que o diga). 2022 foi um ótimo ano para amantes da mídia animada japonesa.

Melhor Anime de Comédia

  1. Bocchi The Rock!

Fazia tempo que eu não ficava sem ar de tanto rir com um anime em *todos* seus episódios como foi com Bocchi The Rock!. Consigo contar nos dedos a quantidade de animes que conseguiram encaixar um timing cômico tão incrível desse jeito junto de seu nonsense meticuloso e ainda sendo uma obra tragicômica. São realmente poucos. Fantástico. 

  • Melhor Anime de Drama

  1. Mob Psycho 100 III

O fechamento de Mob, com seus conflitos e desejos pessoais finalmente desabrochando, e a consolidação de sua relação com seu mestre e amigo, fizeram facilmente dele o melhor drama do ano. O ápice da obra em desenvolvimento de personagens para uma conclusão tão satisfatória.

Melhor Anime de Ação

  1. Mob Psycho 100 III

Além do drama, Mob continuou nos servindo como uma grande animação cheio de identidade e batalhas pirotécnicas. E olha que esta temporada sequer foi o ápice do anime nesse sentido olhando de forma geral. Mob é ridículo.

Melhor Anime de Fantasia

  1. Ousama Ranking

Ousama Ranking é uma fantasia graciosa, ainda que tenha alguns deslizes narrativos ao longo do caminho, é uma jornada com muitos mais pontos altos do que baixos, um universo tão fértil em ideias e mistério, representado por belas pinturas e uma concepção fantástica que é trabalhado por uma atmosfera nostálgica.

Melhores Designs de Personagens

  1. Yuusuke Matsuo em Do it Yourself!!
  2. Menção Honrosa: Kerorira em Bocchi The Rock!

Os designs simplistas de Matsuo para o anime original DIY são fantásticos, as poucas linhas permitiram um uso bem mais fluído e natural da animação, além de possibilitar a flexibilização e mini dformação para a criação de várias expressões cheias de caras e bocas e a existência do próprio smoll yourself. Extremamente satisfatório.

Melhores Direções

  1. Keiichiro Sato em Bocchi The Rock!
  2. Mamoru Hatekayama em Kaguya-sama: Love is War 3 – Ultra Romantic
  3. Masayuki Kojima em Made in Abyss 2 
  4. Yuusuke Yamamoto em Yama no Susume: Next Summit 
  5. Takahiro Hasui e Yuzuru Tachikawa em Mob Psycho 100 III e Jun Aoki em Pop Team Epic 2

E pensar que na última edição do HGS Awards eu havia colocado Keiichiro Sato como minha grande revelação do ano pelo trabalho exímio dele no episódio 8 de Sonny Boy. Bem, irônia do destino ou não, Sato conseguiu (junto de uma equipe fantástica o apoiando, é verdade) adaptar um mangá 4koma de maneira exímia, ampliando o horizonte de possibilidades através da mídia animada como poucos sabem fazer; aproveitando de todas maneiras os recursos disponíveis, experimentando muito, mas mantendo ainda muitas das suas características como diretor que me fizeram amar tanto seu trabalho em Sonny Boy #08 por exemplo – um trabalho que é externaliza o psicológico dos personagens através de lindas passagens e layouts que externalizam os sentimentos dos personagens. Estou muito ansioso pelo próximo trabalho de Sato, e mal vejo a hora dele conseguir seu próprio projeto original.

Por fim, destaco também o excelente trabalho rotativo de diretores de episódio em YamaSusu, possibilitando que vários artistas tomassem conta do próprio episódio, uma plataforma para trabalharem suas nuances dentro do universo tão convidativo que é YamaSusu. Principalmente episódios como o do China e… do próprio Keiichiro Sato.

Melhores Roteiros Adaptados

  1. Ginga Eiyuu Densetsu: Die Neue These 4 – Sakubou
  2. Mob Psycho 100 III 
  3. Bocchi The Rock! 
  4. Kotarou wa Hitorigurashi
  5. Yojouhan Time Machine Blues

O remake de LOGH continua sendo um dos roteiros mais impressionantes que temos para o anime atualmente, mas Mob e Bocchi não ficam tão atrás dentro de suas próprias propostas e universo como você já deve ter percebido lendo até aqui. 

  • Melhores Roteiros Originais

  1. Chikyuugai Shounen Shoujo
  2. Do It Yourself!! 
  3. Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo

Mitsuo Iso infelizmente não teve todo o espaço disponível para trabalhar ainda mais seu novo anime, mas mesmo compressado em 6 episódios, Shounen Shoujo se mostrou uma ficção científica muito bem trabalha e coesa. Uma pena que pouca gente assistiu – quem assina a culpa disso é a mesmo culpado do anime não ter conseguido seguir a idea inicial de uma execução em dois cours. Inclusive, também o mesmo que diz que “animes não vão bem e não dão retorno”, ainda que faça questão de divulgá-los da maneira mais porca possível.

Melhor Revelação do Ano

  1. Kotarou wa Hitorigurashi 

Menção honrosa: Romantic Killer

Bocchi The Rock! não está aqui porque desde o dia 0 de seu anúncio eu sabia que essa equipe fantástica iria entregar algo incrível, além de ter ouvido falar tão bem some o afiado material original. Fiquei sim apreensivo alguns meses antes da estreia, já que o primeiro vídeo promocional para o anime só foi exibido algumas semanas antes da estreia, mas nunca duvidei da força desse coletivo liderado por Kerorira, Saito e o produtor de animação Umehara. Foi muito satisfatório acompanhar isso desde o início e depois desfrutar de que foi tão incrível quanto me parecia que seria. É claro que o anime foi se reinventando e se superando a cada episódio, e seria mentira dizer que isso tudo era previsível, pois era como se o anime transcendesse a si mesmo a cada episódio; mas eu certamente já esperava pelo melhor e por isso não o coloco aqui (e também porque quero aproveitar a oportunidade para falar de algo diferente do óbvio). O mesmo vale, em uma medida menor, para DIY.

Por isso minha escolha é Kotaro. Anime super mal divulgado, igualmente limitado, mas que possui história e direção tão singelas que me pegou para valer, uma grata e sincera surpresa. Toca em pontos como negligência familiar, passagens sobre traumas por abandono e abusos, mas sem perder a simplicidade em sua execução, tendo um peso em seu subtexto, mas também um tom cômico em boa parte do tempo para mostrar o menino morando e se virando sozinho. Romantic Killer como menção honrosa segue a mesma linha de ter sido pouco divulgado, mas é uma comédia romântica super dinâmica e coesa dentro de sua proposta maluca.

Melhores Séries do Ano

  1. Bocchi The Rock!
  2. Mob Psycho 100 III
  3. Kaguya-sama: Love is War 3 Ultra Romantic
  4. Kotarou wa Hitorigurashi
  5. Do It Yourself!, Yama no Susume: Next Summit e Pop Team Epic 2

Menção honrosa: Chikyuugai Shounen Shoujo

  • Melhor Filme Anime (que foi possível assistir ainda em 2021)

  1. Inu-Oh

Deixarei meus comentários sobre Inu-Oh reservados para um futuro conteúdo aqui no HGS Anime focado neste filme. Aguarde por isso e, enquanto isso, vá logo assistir!


 

Agradecimento especial aos apoiadores:

Victor Yano

Apolo Dionísio

Essas pessoas viabilizam o projeto do site e podcast HGS Anime. Se você gosta do que escrevemos e publicamos, e gostaria que continuássemos mantendo esses projetos, por favor considere nos apoiar na nossa campanha PicPay, nossa campanha Apoia.seou doando um PIX para hgsanime@gmail.com.