Diferença Entre Diretor e Diretor de Série e Yuasa e Japan Sinks – Q&A dos Apoiadores #01

Olá a todos e bem-vindos ao HGS Anime! Hoje vamos iniciar o Q&A dos Apoiadores. Para você nos enviar uma dúvida também, basta nos ajudar com R$ 5,00 em nosso PicPay, ou doando um PIX para hgsanime@gmail.com — ao fazer isso, você obtém o direito a 2 perguntas sobre qualquer assunto: a indústria de anime, perguntas sobre determinados animadores e estúdios, teorias narrativas e cinematográficas, opiniões rápidos sobre títulos, gostos pessoais… Se você realmente quiser que definitivamente discutamos um tópico em particular, aqui está a chance. Explicações devidamente dadas, vamos lá. 

Pergunta: Qual é a principal diferença entre diretor e diretor de série? Em Japan Sinks 2020 temos Yuasa creditado como diretor, mas ouvi dizer que ele praticamente não tratou quase nada da série.

Nick: No papel: um “diretor de série” ou “diretor geral” (総 監督 – soukantoku) supera o diretor (監督 – kantoku). Eles terão a palavra final na maioria das decisões. Eles se concentram mais nas decisões estruturais do que no momento a momento, no trabalho “prático”, de modo que os representantes de cada departamento provavelmente passarão tudo por meio do diretor, e é mais provável que um diretor desenhe pessoalmente storyboards do que um série/chefe – foco em macro versus foco em escolhas micro criativas. Na realidade: não existem padrões! Os diretores de séries superam os diretores… na maioria das vezes. Mas existem tantos cenários únicos quanto projetos. Por muitas vezes, acontece que a produção de anime para TV é muito confusa, então eles precisam de mais de uma pessoa supervisionando um programa.

Esta divisão de trabalho funciona positivamente, entre as tantas possíveis, de duas formas. Primeiro, ter um diretor especialista ao seu lado permite que você tenha um consultor excepcional diante dos problemas de produção e gestão de série, enquanto o segundo diz respeito ao mero marketing: ter um nome famoso e querido ajuda a tornar seu produto conhecido. Podemos adicionar aqui o caso de Shinbo, que como você sabe, o “Diretor/Diretor de Série/Diretor Chefe: Akiyuki Shinbo” que você vê no final de cada episódio da Shaft, é mais um “este é o meu maldito estúdio” do que um “eu trabalhei nisso”, já que ele não está tão ativo ultimamente.

Então, temos o caso do Yuasa e seu “não envolvimento em Japan Sinks” que é, francamente, um absurdo. As pessoas não querem prejudicar a reputação de um diretor que amam, sim, eu entendo, é uma reação totalmente humana, mas acho que espalhar boatos sem base como esse não ajuda ninguém. Ele é creditado por co-storyboarding em 6 dos 10 episódios, mais do que ele já desenhou para uma série como Eizouken – que ninguém hesitou em creditar a ele e como mais um de seus triunfos. Além disso, ele ainda deu uma visão sobre as escolhas criativas a serem tomadas em Japan Sinks, então é impossível fingir que ele não fez nada. Eu me pergunto se ele cogitou ou de fato tentou tirar seu nome do projeto, o que faria mais sentido.

Pergunta: Qual foi o problema que Japan Sinks teve na produção?

Nick: Qual foi o problema da série? Bem, o problema parece ser… tudo. A fragmentação da produção (não apenas terceirizando, mas tendo uma tonelada de pessoas mesmo em papéis de storyboard – sério, 4-5 storyboarders fazendo a maioria dos episódios? Deus, que pesadelo) levou a todos os tipos de dissonância, até mesmo erros de continuidade realmente, realmente amadores. Eles claramente não tiveram tempo suficiente, mas, sendo sincero com você, mesmo que tivessem, a série é conceitualmente uma grande bagunça. É honestamente surpreendente como tudo acabou sendo ruim, especialmente depois do masterpiece que foi o primeiro episódio.


Peça a review completa de um anime de sua escolha ou talvez de algum manga, ou, quem sabe, uma lista de recomendações à um artigo completa relacionada a um tema ou anime – Apoia.se do HGS Anime