O ambiente de trabalho da Toei – Q&A dos Apoiadores #04

Olá a todos, e bem-vindos ao Q&A dos Apoiadores! Hoje voltamos a essas postagens de perguntas, que na verdade não tocamos há um ano. Como isso funciona? A partir da ajuda de R$ 5,00 no nosso PicPay, ou doando um PIX para hgsanime@gmail.com, você ganha um slot de 2 perguntas para perguntar sobre qualquer assunto: a indústria de anime, perguntas sobre determinados animadores e estúdios, teorias narrativas e cinematográficas, opiniões rápidos sobre títulos, gostos pessoais… Se você realmente quiser que definitivamente discutamos um tópico em particular, aqui está a chance. Explicações devidamente dadas, vamos lá. 

Confira outras edições do Q&A dos Apoiadores.

Como a Toei Animation consegue fazer tantos animes ao mesmo tempo? Existem outros estúdios como eles? Como são as condições de trabalho no estúdio?

Nick: Na verdade, a Toei Animation tem centenas e centenas de funcionários, eles são o maior estúdio de anime de todos os tempos. Eles integraram totalmente sua subsidiária Toei Phils em seu pipeline, o que alivia 70% ou mais das tarefas intermediárias e “pequenas” também, então, em teoria, eles constituem o tipo de estúdio que pode lidar com tantos projetos, apesar de não ter sub-estúdios, apenas padrões separados de linhas de produção. A propósito, eles não adquirem outros estúdios há muitas décadas; a Toei simplesmente existe há anos e faz parte de um gigante do entretenimento ainda maior e de enorme sucesso. Nenhum estúdio é comparável a Toei, nem mesmo a Sunrise pode se equiparar somando todos os seus estúdios afiliados. No fim, há uma razão pela qual eles podem fazer tanto anime quanto fazem – o que não significa que seja uma boa ideia. Toei está apenas em um nível diferente.

Por serem tão diferentes dos estúdios convencionais, seus altos e baixos no que diz respeito ao ambiente de trabalho também são diferentes. Eles têm um sindicato, então as piores coisas que acontecem na indústria como um todo não chegam lá. Segundo todos os relatos, suas taxas de pagamento não são ótimas, mas ainda estão acima dos padrões, a ponto de seus jovens animadores realmente tentarem esticar seus períodos de treinamento lá porque é mais confortável do que ser promovido, quando seria exatamente o oposto em um estúdio comum. A Toei também tenta banir as horas extras… embora façam isso tornando a vida pior para sua staff às vezes – se você não reduzir a carga de trabalho e simplesmente proibir as pessoas de ficarem horas extras no estúdio, você está apenas movimentando um problema. Acho que o pior aspecto a esse respeito é que a empresa é governada por dinossauros que mantiveram uma cultura onde os fanáticos se sentem fortalecidos, então, de vez em quando, você vê alguma discriminação terrível acontecendo e resultando na impunidade.

Dito tudo isso, a Toei meio que é péssima no gerenciamento de sua carga de trabalho, por isso as coisas às vezes dão tão errado. No momento, eles parecem estar lidando com seus projetos muito bem para seus padrões.

Gapso: Com isso tudo esclarecido, vale dizer que o cronograma atual da Toei é invejável, é por isso que há tantos projetos entregando um ótimo resultado atualmente. O exemplo mais claro é One Piece, embora suas outras séries como Precure, Dragon Quest e até mesmo o recém-finalizado Digimon Adventure tri: também estejam com bons padrões de qualidade, apresentando episódios muito acima da média de vez em quando. Para séries animadas de duração estendida, esse é um feito incrível.

O que vocês acham da atual abundância de serviços de streaming?

Nick: Assinei há pouco tempo a Disney Plus, então acho que gosto? Eu realmente não sei dizer. A verdade é que esse tipo de serviço de assinatura já é mais barato do que a TV a cabo – uma vez que estes são os poderes que estão no comando, os serviços de streaming rapidamente se tornarão uma versão exagerada da TV a cabo, com mais ou menos opções de maneiras diferentes. Quando o dinheiro tem poder, o dinheiro tem poder. E o dinheiro tem poder. Sinto muito se isso parece uma espécie de não resposta, mas é a minha melhor resposta. Estou seguindo meu rumo do que quero assistir e a indústria está agindo como uma correnteza – vou apenas tentar surfar o melhor que puder.


Agradecimento especial aos apoiadores: João Carlos, Nicolas, Victor Yano e Apolo Júnior. Se você gostar de textos como este e gostaria que continuássemos escrevendo, por favor, considere nos apoiar mensalmente no nosso PicPay, ou em nosso Apoia.se, ou doando um PIX para hgsanime@gmail.com