ODD TAXI | Entrevista com o diretor Baku Kinoshita

Este texto trata-se da tradução adaptada da entrevista que o Anime News Network fez com Baku Kinishota, diretor do anime original ODD TAXI, que estreou na temporada abril de 2021. A série foi um projeto de parceria entre o estúdio OLM e a empresa criativa P.I.C.S.

Análise de ODD TAXI

ANN: Você poderia descrever o tipo de empresa que é a PICS e qual é sua função lá?

Kinoshita: É uma produtora que lida com todos os tipos de obras visuais, incluindo anúncios, videoclipes, filmagens de dramas e filmes reais. Eu exerço o papel de designer de personagens e diretor de animação.

ANN: Você é conhecido principalmente por seu trabalho de animação em comerciais. O que te fez querer trabalhar em um anime para a TV? Como é a experiência até agora?

Kinoshita: Também trabalhei em um programa de TV animado em 3D chamado The Journey Home como artista de storyboard e assistente de direção. Meu ímpeto para trabalhar em programas de TV é meu desejo de criar um trabalho de entretenimento com elementos dramáticos que retratam o crescimento do personagem, o que você não pode tirar de um comercial ou de uma comédia instantânea.

Tentar fazer anime para TV acabou envolvendo uma quantidade enorme de trabalho, mas agora estou feliz que o drama que todos na equipe trabalharam tanto para criar esteja chegando aos telespectadores.

ANN: Como foi trabalhar com Kazuya Konomoto no roteiro de ODD TAXI ?

Kinoshita: Para começar, fui eu quem desenhou os designs dos personagens. Eu os entreguei para Konomoto e ele escreveu o roteiro para mim.

Eu tive uma ideia vaga para coisas como um motorista de táxi individual, mas Konomoto foi quem deu corpo aos personagens e ao enredo. A história que ele escreveu justapõe elementos irônicos e divertidos da comédia com a escuridão da sociedade. O senso de equilíbrio é muito refinado, e a história tem um tom que eu adoro. A estrutura narrativa, o prenúncio meticuloso, a caracterização… Cada elemento é soberbo a meu ver. Cada vez que um novo script era feito, eu ficava realmente comovido por ele. Eu estava animado para revelar ainda mais o que havia de bom na história, adaptando-a para a tela, ao mesmo tempo que sentia a pressão para não diminuir o apelo.

ANN: Em que ponto você decidiu contar a história com animais em vez de humanos?

Kinoshita: Desde o estágio inicial do planejamento, decidimos fazer sobre animais. Queríamos contar uma história realista sobre a condição humana com visuais bonitos de animais. Se uma história pesada tem uma superfície atraente, isso mitiga a sensação de tristeza e expande o escopo da história. Tínhamos confiança de que a dissonância trazida pelo contraste seria convincente.

ANN: Até que ponto você vê ODD TAXI como uma história de mistério? Quanto custa uma história de drama humano?

Kinoshita: O prenúncio é tecido ao longo de toda a história, e haverá mistérios até o fim, então acho que os elementos de mistério são fortemente pronunciados. No ponto em que os mistérios estão sendo resolvidos, você pode ver a espinha dorsal dos personagens, e a partir daí você pode sentir o drama, então acho que é um anime que concilia tanto seu mistério quanto seus elementos de drama humano em um grau igual.

ANN: ODDTAXI tem algumas escolhas interessantes de elenco de voz, como Natsuki Hanae como um homem cínico de 41 anos, e artistas da agência de talentos Yoshimoto Kogyo. O que inspirou essas escolhas de elenco, e por que você decidiu gravar as vozes antes do trabalho de animação (pré-trilha)?

Kinoshita: Odokawa é o tipo de personagem que se tornou um adulto enquanto carregava seu coração de criança. Para ser franco, eu não queria fazer dele o típico cara de meia-idade com uma atitude rude e austera. Eu queria expressar sua juventude interior e a pureza de seu coração. O Odokawa de Hanae o retrata como homem de meia-idade que ele é, ao mesmo tempo em que mostra seu lado frio e sereno.

Ele pode ter um lado frio, mas dá réplicas espirituosas e suas conversas revelam sua juventude. Ele não é um cara mais velho que desistiu de vários aspectos de sua vida. Eu sinto que o Odokawa de Hanae tem energia e vigor nas profundezas de sua voz. Eu realmente gosto de como isso combina com Odokawa.

Além disso, as conversas cômicas e as trocas verbais são uma parte muito importante, então eu queria envolver comediantes profissionais para elas. O motivo da pré gravação das vozes é o mesmo. Para trazer à tona o sentimento de realidade no que diz respeito às lacunas nas conversas e ao calor, fiz com que as vozes fossem gravadas com antecedência e depois fiz com que as imagens combinassem com elas.

ANN: Você também esteve envolvido na criação do videoclipe híbrido de live-action e animação para o tema de abertura do ODDTAXI . Como você decidiu esse estilo e que tipo de desafios enfrentou ao criá-lo?

Kinoshita: Outro diretor da empresa da P.I.C.S. cuidou do videoclipe. Quando soube da ideia de sincronizar o vídeo com as filmagens do anime, juntamente com todas as outras ideias lúdicas que aumentariam a satisfação dos telespectadores do anime, achei muito interessante. Ofereci minha ajuda com a produção das peças de animação.

https://www.youtube.com/watch?v=LKMw0hBDBUw

ANN: Quem é a sua maior inspiração quando se trata de animação?

Kinoshita: Sou influenciado pelos trabalhos de Ghibli e Satoshi Kon.

ANN: Há algo sobre ODD TAXI que você gostaria de destacar conforme o anime continua sua transmissão?

Kinoshita: O suspense aumenta na última parte e muitos personagens únicos aparecerão. Dob e o Gang Yano adversário, o Tanaka enlouquecido que está atrás da vida de Odokawa e o streamer de vídeo Kabasawa que agita o drama online terão um grande papel a desempenhar (não no bom sentido). Além disso, espero que você se concentre no clímax, onde as histórias de muitos personagens diferentes se juntam. Espero que você assista até o fim.

Se você gostar do que escrevemos e publicamos, e gostaria que continuássemos escrevendo, por favor, considere colocar um ou dois reais no nosso Apoia.SE