Sarazanmai #01 | Análise Semanal

Sem duvidas, o segundo titã absurdo da temporada. Após  Carol & Tuesday,  também temos o último manifesto de Kunihiko Ikuhara. Entre Utena, Mawaru Penguindrum e Yurikuma Arashi, Ikuhara se estabeleceu como um dos criadores mais esteticamente inventivos e socialmente conscientes dos animes, produzindo tragicomédia em espiral que dançam através do surrealismo e drama de personagens para chegar a comentários sociais furiosos e perspicazes. E desta vez, Ikuhara está se juntando ao MAPPA, um estúdio jovem e cheio de talentos com um forte catálogo próprio. 

Antes da estréia na televisão de Sarazanmai, o diretor Kunihiko Ikuhara disse em uma entrevista  que “Vivemos em uma era onde, com nossos smartphones e redes sociais, conectar com as pessoas é uma atividade diária – então eu gostaria de perguntar, o que que tudo isso significa? O que queremos fazer com [essas conexões]? ”

Sarazanmai teve a estreia mais exteriormente direta que Ikuhara já fez em uma estréia de série. Até mesmo o slogan do primeiro episódio de Sarazanmai, “Eu quero estar conectado, mas eu quero mentir”, limpa perfeitamente todo o enredo do episódio. Claro, há muito mais para cavar, mas em termos de estreias do Ikuhara, esta foi surpreendentemente sucinta. O que não lhe tira a nomeação de melhor estreia; nem de longe. 

No Bairro de Tóquio, em Asakusa, do outro lado do Rio Sumida, o personagem Kazuki Yasaka tem um segredo. Ele carrega esse segredo abertamente, em uma caixa de papelão, onde quer que vá. Carregar essa caixa é uma das suas três regras para a vida.  No Bairro de Tóquio, em Asakusa, do outro lado do Rio Sumida, o personagem Toi Kuji tem um segredo. Ele esconde ele em uma caixa de papelão em um armário. Dentro dessa caixa, ele mantém uma arma. Em Asakusa, do outro lado do Rio Sumida, Enta Jinai tem um segredo. Ele recebeu em uma caixa de papelão. Era um presente para alguém especial, mas ele não pode dar mais a essa pessoa.

Obviamente, todos esses segredos são muito mais do que os itens sugeridos em suas caixas. Eles são ícones, muito parecidos com as multidões sem rosto de pessoas que vagam por Asakusa nos cenários de Sarazanmai. A arma de Toi, aparentemente, é uma conexão tênue com seu irmão mais velho sobre o qual sabemos pouco. A braçadeira com a marca Kappazon de Enta foi um presente para o protagonista, Kazuki, quando ambos estavam no time de futebol, mas Kazuki recentemente desistiu. Cada um desses itens representa uma conexão que Toi (arma) e Enta (braçadeira) têm com alguém que foi transformado um ícone que chega em uma caixa da marca Kappazon.

Nos trabalhos anteriores de Ikuhara, as caixas têm similarmente os desejos mais íntimos de um personagem – algo que eles desejam manter ocultos ou completamente estáticos e imutáveis. À medida que continuamos nessa jornada para digerir o que Sarazanmai está nos dizendo, vamos lembrar que, assim como a maçã de Penguindrum, as caixas de papelão não precisam ser marcadas. Em contraste, ao contrário da maçã, as caixas de papelão são, por padrão, um veículo para o transporte de bens materiais. Elas são feitas pelo homem e frequentemente são marcadas.

A roupa da Sara Azuma, do Kappazon, do protagonista Kazuki Onto – é uma fantasia que faz dele um crossdresser e possível superfã do ídolo local de Asakusa, Sara, posando de acordo com as instruções para as suas “Selfies da Sorte“.

Ao extrair o shirikodama – no folclore japonês, uma pequena bola de ânus que o kappa rouba dos seres humanos, em Sarazanmai, desejo interno de um humano também roubado do ânus, como no folclore – de seu oponente do primeiro episódio, um zumbi de caixa, Kazuki exclama que ele compreende. Antes de descobrir o segredo do zumbi de caixa, ele grita com o zumbi, dizendo que é culpa do zumbi por ter um segredo que poderia colocá-lo em apuros. Apesar dos pedidos dos zumbis para impedir a extração, eles continuam, e todo o processo revela que o desejo dessa pessoa estava relacionado a roubar caixas e usá-las sobre a cabeça enquanto estava nu. Kazuki não demonstra muita empatia em relação a alguém cujo segredo ele expôs à força, e sua aparente insensibilidade é subsequentemente revelada como uma auto-aversão profunda quanto ao próprio segredo de crossdresser de Kazuki e a personificação de Sara é exposta aos outros dois garotos.

Sarazanmai nos dá pistas suficientes para saber que não é simplesmente uma paixão por Sara. De alguma forma, é relacionado a irmã dele (talvez seja irmão?), Haruka, que é uma superfan de Sara. Enquanto arruma a fantasia de Sara de volta na sua caixa, Kazuki grita que ele faria qualquer coisa por Haruka. O segredo de Kazuki não é simples, é complexo e profundamente pessoal, como a maioria dos desejos verdadeiros. Não pode ser simplificado apenas para uma fantasia de Sara.

Mais cedo no episódio, vemos a dupla policial de Reo e Mabu interrogando o mesmo jovem, pré-zumbificação, em sua delegacia de polícia. No final do episódio, Reo e Mabu estão extraindo o desejo de outro humano na estação – presumivelmente o kappa zombie do próximo episódio. O príncipe Kappa, Keppi (com o trio de meninos), e Reo e Mabu parecem estar igualmente motivados, mas seus métodos e perspectivas não parecem estar de acordo.

Estou de acordo com a previsão de que Sara será usada como um elemento de coro grego – como utena usava as Shadow Girls -, mesmo que ela também esteja ativamente envolvida no programa como pessoa, e não simplesmente através de uma tela de telefone ou outdoor, como as atividades de Kazuki sugerem.

Ikuhara entrega isso – uma energia criativa implacável que brilha como uma explosão solar por 22 minutos. Se há um ponto onde me encontro em desonância com Ikuhara é que ele pode acabar deixando seus objetivos de construção de mundos ou temáticas subjugarem o elemento humano, fazendo com que as suas histórias pareçam um pouco didáticas. Felizmente, e foi um momento de respirar aliviado no final, eu não tive este tipo de problema com Sarazanmai; este episódio fez um ótimo trabalho em humanizar nosso relutante protagonista kappa Kazuki, espelhando nossa confusão com a sua própria e terminando em uma dolorosa revelação de seu precioso segredo.

Você não pode fazer suposições sobre uma série de Ikuhara depois de um episódio, mas vou dizer que foi facilmente a estréia mais surpreendente da temporada. Esta estréia está cheia de imagens e tópicos que provavelmente serão desenvolvidos mais tarde (a falsa intimidade da conexão moderna através das mídias sociais, a complexidade do gênero e auto-imagem, a natureza do desejo e da vergonha), mas também funciona bem como um drama de fantasia de alto conceito. O ponto mais próximo de comparação no catálogo de Ikuhara seria provavelmente Penguin Drum, que também trabalhou duro para manter sua história emocionante em um nível de batida a batida, enquanto fundamentava seu drama no deserto rico e alienante do mundo moderno. Aliás, este também pode ser o show Ikuhara mais bonito até então. Depois da animação muito modesta de Yuri Kuma Arashi, eu mantive minhas expectativas silenciadas em termos de execução visual, mas essa estréia é absolutamente repleta de cenários exuberantes e personagens expressivos, igualmente confortáveis ​​abraçando a animação tradicional, objetos CG e até mesmo algumas cenas de live action. A animação também é fluida e evocativa por toda parte, com sequências de destaque como a jornada de nossos heróis de volta ao mundo humano, oferecendo alguns dos mais belos cortes da temporada até agora. 

Com efeito, olhos estrelados e layouts não-regulares não apenas Ikuhara quebra o grid retilíneo das imagens, mas, mais importante, rejeita uma forma de fechamento composicional em que a regularidade da espacialização implica um modo de causalidade em que os sujeitos alcançam domínio sobre os objetos através de suas ações. E ainda adorei o design monstruoso do episódio, fiquei impressionado com a expressividade de seus kappas minimalistas e fiquei encantado em ver Ikuhara continuar a experimentar bordas e outros dispositivos de enquadramento visual. Eu não tenho duvidas quanto a Sarazanmai é ser a estréia mais visualmente criativa da temporada, além de ser uma das mais bem animadas. Ikuhara vai quebrar a equipe de animação e nós com sua imaginação selvagem.

Avaliação:      

***