Her Life is Comicalized: A divertida obra sobre garota que descobre que está em um mangá

A recomendação de hoje é um curto web mangá intitulado Her Life is Comicalized, com autoria de Pageratta, que publicou a obra em seu perfil do Twitter.

Em 11 capítulos, Her Life is Comicalized  é sobre uma garota que descobre que sua vida está sendo publicada em um quadrinho, neste caso, o próprio mangá que estamos lendo. Ela percebe que todos os seus momentos, mesmo os mais privados, como os dela em seu quarto sem ninguém por perto, estão sendo publicados por um autor desconhecido no Twitter – que inclusive é o perfil de Pageratta, o real autor do mangá.Her Life is Comicalized é uma leitura rápida e muito divertida. A história é extremamente funcional, pois apesar de ser curta, busca uma abordagem que consegue muito bem fazer humor metalinguístico com todas as situações em que ela se encontra: aparentemente presa dentro de um quadrinho, em que tudo que ela vive é registrado em quadrinho e publicado no Twitter, com direito ao feedback dos leitores que opinam sobre a vida dela e chegam até a ficar com dó pela sua exposição.

O mangá progride com seu humor inteligente que brinca com suas próprias limitações e conceitos enquanto quadrinho. Ela continua tentando pensar na melhor maneira de gerar um acontecimento que em teoria finalizaria sua história; seja se confessar para alguém e conseguir um namorado, como acontece em mangás de romance, ter um grande desenvolvimento pessoal ou outro arquétipo qualquer.

O desfecho do mangá também é bem executado, mesmo que possa soar mais trágico do que realmente cômico; os acontecimento do mangá acabam lembrando The Truman Show como os próprios personagens bem percebem. O “autor” do mangá começa a cansar de desenhar os personagens figurantes e os cenários, por exemplo, e o mundo da protagonista entra em crise.

Por fim, é uma obra bem curtinha e experimental, vale ressaltar que é um webcomic realmente publicado no Twitter que não teve nenhuma pretensão de se alongar mais embora pudesse. Ainda assim, explora bem o potencial de sua proposta com toda a metalinguagem que poderia continuar sendo bem utilizada em mais alguns arcos. É uma leitura realmente rápida que vale a pena para todo mundo que se interesse pela proposta.


Agradecimento especial aos apoiadores:

Victor Yano

Apolo Dionísio

Essas pessoas viabilizam o projeto do site e podcast HGS Anime. Se você gosta do que escrevemos e publicamos, e gostaria que continuássemos mantendo esses projetos, por favor considere nos apoiar na nossa campanha PicPay, nossa campanha Apoia.seou doando um PIX para hgsanime@gmail.com.