Entrevista de Tatsuki Fujimoto sobre Chainsaw Man (TRADUÇÃO)

O autor do manga Chainsaw Man, Tatsuki Fujimoto, concedeu uma entrevista a revista Takarajimasha, em mérito a ter conquistado o 1º lugar na categoria masculina da Kono Manga ga Sugoi 2021. A entrevista foi traduzida da versão que o @YourAnimeGuy publicou em seu Twitter com os trechos mais relevantes da conversa. Aproveitem.

O “inferno” da obra Chainsaw Man

“Eu não queria que fosse um inferno bobo para começar. Não queria que fosse um inferno idiota, ou melhor, um inferno que reflete alguma visão religiosa. Eu senti que seria um ‘inferno limitado’ se fosse desta forma. No entanto, se eu tentasse descrever o inferno sem pensar muito a respeito, seria como o “Eclipse” de Berserk (Kentaro Miura). É frustrante que quando leio ou assisto vários trabalhos eu acumulo inspirações, mas quando começo a desenhar, mudo para ‘tenho que evitar fazer isso'”.

Chainsaw Man x Berserk

“Enfim, com o desenvolvimento deste Inferno, eu queria mergulhar de cabeça no incompreensível. Como, por exemplo, quando algo estranho ocorre em um filme, e eu fico: ‘O que é isso? O que está acontecendo? Não tenho certeza’. Acho que esse tipo de sentimento é mais adequado para um filme, que pode ser animado ou possui uma trilha sonora, do que uma história em quadrinhos”.

“Em Interestelar (Christopher Nolan) e Parasite (Bong Joon-ho), você pode ouvir trilhas sonoras que dão uma ideia do que está por vir. É como um diretor dizendo: ‘Olha aqui, vou te mostrar umas coisas’. Então, quando a expectativa é atingida e resulta em algo incrível, eu fico em êxtase. Esse é o tipo de sentimento que quero passar com meu mangá.”

Terror e Gore em Chainsaw Man

“Depois de uma série de filmes de terror, o gênero tornou-se uma exposição sobre ‘qual forma os autores irão matar os personagens’, como você pode matar desta ou daquela forma. Isso é o que eu gostaria de fazer (risos). Além disso, no caso da Shounen Jump, uma revista que faz história para todas as idades, não há muitas expressões sangrentas. Quando desenho esse tipo de cena, tento desenhar órgãos falsos que todos possam ver confortavelmente, porque seria muito “gore” usar uma imagem real como referência”.

Makima e dominação

“Quando eu estava no colégio, comecei fazendo histórias de fantasia na minha cabeça, e alguma se tornaram séries, mas apenas uma delas, Breath of the Stars, trata-se do que hoje é Chainsaw Man. Nele, Makima é um personagem que simboliza “dominação”. É por isso Makima foi o primeiro personagem em Chainsaw Man de quem eu tinha uma imagem sólida, tanto interna como externamente, desde o início. Eu gosto do Benten (Uchouten Kazouku), porque ele é um ser implacável que é superior aos humanos. Mas, ao mesmo tempo, ele tem sua própria tristeza, enquanto nós, os humanos, não podemos estar lá para apoiar seus sentimentos ou compreendê-los por completo. Eu gosto disso. Seria bom conseguir mostrar algo assim com Makima também”.

“Pela forma, uma motosserra não é originalmente uma ferramenta para cortar madeira? Se você cortar o “ki” de “Makima” você obtém “mama”. Denji sempre foi perseguindo coisas maternas”.

Cenas de ação em Chainsaw Man

Fujimoto diz publicamente desde a serialização de Fire Punch que “não é bom em desenhar cenas de ação”. No entanto, seu trabalho atual, Chainsaw Man, é um trabalho em que a ação é destaque.

“Não quero perder muito tempo em cenas de batalha porque não quero retratá-las em Chainsaw Man. Mas estou sempre me perguntando que tipo de ação faria Denji parecer mais ‘cool’. Eu gosto de filmes, mas o o trabalho da câmera e enquadramento nos filmes e o layout dos quadros nos mangás são coisas completamente diferentes, então não posso usá-los como referência “.

Apesar de se sentir desconfortável com isso, Fujimoto diz que sentiu que respondeu bem na ação na cena da batalha contra Reze (Bomb). O editor responsável pela história elogiou o manuscrito, dizendo: “Eu fiquei viciado nos enquadramentos, foi muito legal.”

Reze “Bomb”Personagem favorita de Fujimoto

“É divertido desenhá-la. É um desafio, para mim, desenhar garotinhas bonitinhas. Não em relação a “movimentação”, mas como um desenho em si. O arco da Reze (Volume 5, capítulo 40 até Volume 6, capítulo 52) foi inspirado no anime filme Jin-Roh: The Wolf Brigrade dirigido por Mamoru Oshii. Claro, eu também combinei outros trabalhos que me influenciaram, mas este era o que eu estava mais consciente na hora de desenhar. Se você reler este arco com isso em mente, você pode notar muitas referências. Há também Typhoon Club (Shinji Somai). Eu realmente gosto do fato de ser um filme sobre amadurecimento, mas com um personagem “essencialmente mau”.

Gun Devil

“Gun Devil apareceu pela primeira vez no volume 9. A julgar pelas informações obtidas por Makima, como “proibido fora da Rússia “, ele poderia ter sido um MacGuffin (recurso de roteiro, que pode ser – por exemplo – a motivação para o protagonista, mas que não tem significado narrativo e pode ser substituído). Me pergunto se os leitores atualmente estão interessados nesse tipo de coisa. Talvez não seja uma tendência recente, talvez sempre tenha sido assim, então eu pensei que seria melhor lidar com isso apropriadamente. Estive pensando sobre o que fazer com o visual do Gun Devil, mas quando se trata de demônios com uma arma acoplada, eles inevitavelmente acabam parecendo o Barrel Dragon de Yu-Gi-Oh! Eu fui cuidadoso para projetar algo que não parecesse assim”.

O mundo de Chainsaw Man

“O cenário de Chainsaw Man é o Japão moderno, mas existem algumas diferenças em relação ao mundo real em que vivemos. Por exemplo, a União Soviética (URSS) não entrou em colapso, telefones celulares e smartphones não existem, e algumas pessoas podem se sentir enjoadas ao utilizar o Shinkansen (metrô) e vagões de trem.”

“Smartphones são tão convenientes que sua utilização torna difícil criar e desenvolver uma história de maneira coerente. Aliás, acho também que nunca usei a palavra ‘Deus’ na história, eu excluo intencionalmente certas coisas ou conceitos. Se você prestar atenção para as coisas que não estão explicitas/verbalizadas na história, você pode ser capaz de aproveitar os futuros desenvolvimentos.”

Créditos: @YourAnimeGuy

Peça a review completa de um anime/manga ou uma lista de recomendações ou, quem sabe, um artigo completa relacionada a um tema ou obra – Apoia.se do HGS Anime!


Curta nossa página no Facebook e nos siga no twitter!